top of page

 

curiosidades sobre o filé

1-As primeiras rendeiras surgiram na região nordeste do Brasil; elas elaboravam tramas confeccionadas com linho. Aos poucos este ofício, transmitido de mães para filhas, passou a ser exercitado com matérias-primas como algodão, seda, viscose, náilon e elastano.

2-o famoso filé tem origem portuguesa. Após terem sido deixados no pontal da Barra , pelo imperador Dom João VI ,três escravos do nobre ensinaram a plantar algodão para produzir o "cordão" que seria transformado na renda. A prática foi replicada do " filó" , em Portugual, e aqui tornou-se Filé.

3-Na década de 80, o cantor Martinho da Vila compôs o samba “Só em Maceió”.  Além de descrever as belezas de Maceió na letra, o compositor destaca o bairro do Pontal e, nos primeiros versos, fala ““Teka, rendeira; Eliane, praiera / Vamos pra Paripueira / Vai ter sururu,  vai ter sururu / E o Maré fica na beira da Lagoa de Mundau…” 

Agora você deve está se perguntando, “mas quem é Teka”? A artesã é uma das rendeiras mais famosas do lugar, vende “filé” para vários estados do Brasil e até para o exterior. 

De acordo com Martinho da Vila, quando foi ao Pontal da Barra conhecer a Feira das Rendeiras, foi muito bem recebido por Teka, que o mostrou os belos lugares e o restaurante à beira da lagoa, o Maré. Como o LP Sentimentos reunia histórias que o tocavam, o cantor incluiu essa experiência em Maceió no disco. 

Consequentemente os dois viraram amigos e a rendeira sempre recebe a visita do cantor quando vem a Maceió e a amizade se estendeu à família 

4-Há duas categorias de rendas: uma produzida com o auxílio de bilros. Outra é confeccionada com o uso de agulhas, como é o caso da renda renascença, o filé e o labirinto. Em outros casos, há agulhas especiais, como para produzir crochê e tricô. Tanto a renascença como a renda de bilro é produzida em cima de almofadas. 

bottom of page